Liderança: o início de uma jornada empoderadora

Geração Y e Z
21 de setembro de 2018
Tomada de decisão: uma palavra e tudo pode mudar!
25 de outubro de 2018
Exibir tudo

Liderança: o início de uma jornada empoderadora

Começou nesta quarta, 24, o curso de Liderança para Gestores Educacionais, ministrado pelo Master Trainer, Danilo Sousa.

Nesta nona edição do curso, médicos, enfermeiros, advogados e dentistas, além de gestores educacionais de todo o Brasil, vieram para experiência de transformar sua liderança e o relacionamento com sua equipe. Nesta primeira aula, Danilo fundamentou que liderar é a habilidade de influenciar pessoas, emponderando-as para a ação e a excelência. Os comportamentos de quem está na liderança influenciam diretamente seus liderados. Isso significa dizer que sua influência pode ser positiva ou negativa. Portanto, é preciso prestar atenção a suas atitudes, falas e comportamentos, pois, como foi pontuado, você pode liderar melhor se entender de comportamento humano.

“A liderança não é um cargo, é um estado, você está líder” esse foi um dos pontos fundamentais abordados neste dia. Alguns conceitos que temos em relação a liderança geralmente estão associados a um posto, cargo, posição ou tempo de serviço em que uma pessoa se encontra, quando na verdade liderar vai muito além disso, o ato em si é extremamente mais complexo. Você, talvez, conheça muitas pessoas que possuem um cargo notório, mas não lideram bem e outras pessoas que se encontram em outras posições, possuem extrema influência no grupo a qual fazem parte.

Liderar, independe do seu cargo, mas tem a ver com o reconhecimento da sua autoridade, com o gerar confiança por meio de definições claras de objetivos e metas, bom relacionamento e comunicação assertiva e eficiente adaptado ao comportamento do seu liderado. Nisto posto, falar e dar bons exemplos, não fará diferença se as suas atitudes não estiverem condizentes com sua fala. Essa “confiança” só pode ser desenvolvida por meio de uma postura coerente, principalmente entre o que você fala com o que você faz.

Afinal, palavras são boas, mas exemplos são incontestáveis. Existe algo mais motivador do que alguém lhe ensinar a ter grandes resultados, tendo grandes resultados? Ou alguém falar para você estudar mais, enquanto a própria pessoa se dedica mais aos estudos? Contra fatos não há argumentos, não tem nada mais poderoso que isso. Danilo exemplificou dizendo que “para que os outros te sigam, você precisa ser modelo”.

Reflexões como autoconhecimento, diferenças entre gerações e o impacto da nossa comunicação com o outro foram temas abordados durante o primeiro dia do curso. Teremos ainda a complementação do aprendizado com Inteligência Emocional (aplicada a liderança), negociação e tomada de decisão. Acompanhe por aqui e pelas nossas redes sociais!