4 dias de alta performance e empoderamento

Inteligência emocional: você sabe identificar seus sabotadores?
16 de janeiro de 2019
Professor de Docência de Alta Performance, Warley Belo, publica artigo no Jornal Hoje em Dia
28 de janeiro de 2019
Exibir tudo

4 dias de alta performance e empoderamento

Curso de Docência de Alta Performance chega ao último dia. Após 4 dias de total imersão, na quarta-feira,16, os professores entenderam mais do seu perfil comportamental com a ferramenta DiSC.

O Teste DISC avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente e é baseado na teoria de que cada um de nós possui um perfil comportamental diferente. A avaliação leva esse nome por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C). Vale lembrar que não somos 100% um só estilo. Na verdade, costumamos ter um ou dois estilos que predominam, e nenhum é melhor que o outro.

Após descobrirem seu perfil, os docentes podem trabalhar seus pontos limitantes e explorar suas forças. Assim, ao ter esta clareza, é possível fazer adequação de suas aulas e conteúdos, permitindo, dessa forma, que cada educador acesse de forma assertiva e única o perfil comportamental de sua sala e de seus educandos, aumentando, com isso, as chances de potencialização da performance de cada um e também dos resultados que a instituição deseja alcançar.

“Você já parou para pensar que cada um tem um padrão comportamental diferente e que sua própria explicação pode gerar reações diversas em cada aluno. Alguns reagem ao seu desafio, outros não conseguem nem pensar, às vezes até seu próprio tom de voz gera reações”. “Essa foi a definição do Danilo Sousa, Master Coach e instrutor do curso”.

Uma coisa é certa, o perfil comportamental impacta positiva e negativamente em exatamente tudo o que você faz. Por isso é essencial assumir a direção de suas emoções e comportamentos, para conduzir padrões de comportamentos adequados nas situações corretas e assim gerar mais resultados positivos em todas as áreas de sua vida, inclusive na docência.

Já na quinta-feira, 17, os professores puderem completar o ciclo de aprendizagem com a técnica de Storytelling, que propõe narrativas lúdicas em sala para melhor assimilação do conteúdo. Nos dias de hoje, para acessar as novas gerações, é necessário construir narrativas que conectem diferentes conhecimentos e os apresente de forma contextualizada e interessante. Contar boas histórias pode ser o grande divisor de águas para criar interesse nas crianças.

Para isso há técnica. E os professores precisam ser preparados para dominá-la. Foi com um grande exercício de contextualizar histórias que os educadores, durante o curso, sentiram o desafio de que podem em sala de aula “conectar os pontos”, ou seja, construir ideias e ações, norteados de temas e personagens de um jeito atraente!

Depois dessa grande jornada de transformação e empoderamento, esperamos que os professores possam, cada vez mais, melhorar suas práticas pedagógicas e o relacionamento com os discentes, e com isso apoiar a construção de conhecimentos, e não apenas o acúmulo de informações. A Spaço In parabeniza a turma do DAP 2019!

E para você, professor que tem interesse em entender seu perfil comportamental, bem como anular seus sabotadores ou entender a diferença de conflito, ou confronto, te esperamos na turma do DAP de julho.

Consulte em nosso site como realizar sua inscrição!